tabapua_4_sf.jpg

ÁREAS DE ATUAÇÃO

IMOBILIÁRIO E URBANÍSTICO

Experiência, sólidos conhecimentos na área imobiliária e urbanística e criatividade contribuem para a avaliação dos riscos envolvidos em novos empreendimentos, assim como na aquisição, comercialização  e locação de imóveis, tanto para o desenvolvimento de projetos, quanto  para uso próprio. Atuamos na análise da legislação urbanística e viabilidade de aquisição de imóveis com o foco almejado pelo cliente desde a elaboração de “due dilligences” até a estruturação de garantias imobiliárias, registro de incorporações imobiliárias, arrendamento, regularização de imóveis rurais e urbanos, entre outras operações. Elaboramos pareceres e respostas às consultas de ordem imobiliária e urbanística, com forte atuação em associações de bairros, incorporadores e empreendedores em geral.

CONTENCIOSO CÍVEL

Estratégia, criatividade e acompanhamento personalizado definem o estilo de contencioso praticado pela Advocacia Manhães de Almeida. Diante dos problemas enfrentados pelo Judiciário, especialmente quanto à morosidade na prestação jurisdicional, privilegiamos sempre as soluções mais efetivas para nossos clientes, tratando cada caso com um planejamento próprio e otimizando a equação custo x tempo. Contamos com profissionais de atuação multidisciplinares, atendimento ímpar e, através dessa receita, acumulamos um vasto histórico de casos bem-sucedidos.

GESTÃO PATRIMONIAL E CONTRATOS

Com vasta atuação na área de gestão patrimonial e de contratos, buscamos maximizar o ativo de nossos clientes, oferecendo as mais diversas alternativas para geração de renda e um amplo leque de possibilidades para gestão de bens. Nossos serviços prezam pela proteção de patrimônio, alocação de patrimônio entre herdeiros e planejamento sucessório, visando sempre à melhor alternativa quanto ao planejamento tributário, tanto na sucessão, quanto na alienação. Elaboramos os mais diversos contratos para suporte à gestão de patrimônio, sobretudo contratos de locação, venda e compra, instituição de garantias e criação de empresas patrimoniais, assim como o estudo de participação na qualidade de investidores no mercado imobiliário. 

QUEM SOMOS

Fundada em 1993, a Advocacia Manhães de Almeida sempre teve seu foco em Direito Imobiliário e em Direito Urbanístico. 

Com característica de escritório boutique, a intenção da Advocacia é sempre atender cada Cliente de forma única e personalizada, com o objetivo de encontrar as melhores soluções aos envolvidos, conjugando o Direito aos fundamentos empresariais que envolvem os negócios imobiliários de modo a adequar os interesses do Cliente às normas legais que regem suas atividades.

A intensa atuação dos integrantes da Advocacia Manhães de Almeida em entidades de classe e do mercado imobiliário e urbanístico (OABSP, IASP, SECOVI, SCIESP, CRECI, MDDI, CONPRESP e CONDEPHAAT) os coloca sempre em evidência e atualizados perante o mercado.

Com um vasto histórico de casos bem-sucedidos, a Advocacia, liderada pelo doutor Marcelo Manhães de Almeida, se destaca na combinação de tradição com modernidade em sua atuação por mais de 30 no mercado.

 

MARCELO MANHÃES DE ALMEIDA

Ao concluir a graduação pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1986, o titular Marcelo Manhães de Almeida constituiu, em 1987, o escritório Advocacia Manhães de Almeida, Yarshell e Mateucci, com forte atuação nas áreas do Direito Civil e Processual Civil. Em 1993, desligou-se dele e seguiu com a Advocacia Manhães de Almeida, especializada em Direito Imobiliário e Urbanístico. No decorrer de sua carreira, Marcelo Manhães fez um Curso Intensivo de Economia na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE - USP), cursos de Especialização em Direito Contratual e Tributário pelo Centro de Extensão Universitária, pós-graduação em Negócios Imobiliários na Fundação Armanda Alvares Penteado (CENAP / FAAP) e pós-graduação em Planejamento e Gestão de Cidades na Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI - USP).

Atualmente, o doutor Marcelo Manhães de Almeida ocupa os cargos de vice-presidente da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI - desde 1998), vice-presidente da Fundação Liceu Pasteur (desde 2014), presidente da Comissão de Direito Urbanístico do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM - desde 2022) e membro titular do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT - SP).

Histórico Profissional:

 

Marcelo Manhães foi vice-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) em 2003, ano este em que assumiu a presidência da entidade, cargo ocupado por ele até 2004. 

Em 2004, incorporou a superintendência da Casa do Empreendedor, pela Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo, quando também assumiu o cargo de presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP, ocupado pelo doutor Marcelo até 2018. 

Entre 2005 e 2012, Manhães foi chefe da Assessoria Jurídica da COHAB-SP e, entre 2007 e 2013, membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (CONPRESP), do qual se tornou vice-presidente em 2014, exercendo o cargo por 2 mandatos, até 2020. Neste mesmo ano, se tornou membro do Conselho Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo, seguindo até 2017.

Entre 2019 e 2021, foi diretor adjunto do IBRADIM.

EQUIPE
mma.png
JURÍDICA
mariane.jpg

MARIANE CHAN G. DEJAVITE

Imobiliário, Contratos e Notarial

Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista de Magistratura (TJSP). Frequentadora da MDDI desde 2011, do 7º e do 8º ciclos do Café com Jurisprudência e do 2º Ciclo de Debates de Direito Urbanístico.

Hoje, sócia do dr Marcelo na Advocacia Manhães de Almeida.